Meu último post a respeito da minha eXPeriência com Windows Seven (será o último mesmo? Acho que não…)

             Ok, senhores, farei aqui meu último (será?) post sobre este assunto: Minha eXPeriência com o Windows Seven. Para aqueles que não leram os post anteriores, vale a pena dar uma olhada, para se contextualizar.

             Desde que tive a oportunidade de usar este “novo” sistema operacional, me vem a idéia de que a Microsoft “cuspiu” na cara de seus usuários mais experientes, justamente os que fizeram deste sistema operacional o sucesso o qual se tornou. Desta vez (e já o vinham fazendo no Windows vista), boa parte de suas ferramentas foram descontinuadas. Sim, é verdade e concordo que as ferramentas mais populares deste sistema operacional ganharam caras mais “interessantes” e novas (e úteis) funcionalidades, mas muito do que funcionava excelentemente bem foi simplesmente descontinuado ou substituído por alguma ferramenta mais pesada. A interface antiga, como já havia postado aqui, foi completamente mexida, e quase impossível de ser recuperada. Vários programas como o Outlook express (que havia se tornado Windows Mail) foi substituído pelo “Windows Live Mail”, empurrado Goela abaixo para quem comprar este sistema operacional. O Windows Seven não é compatível com o os programas antigos, quem quiser usar seus programas antigos sem pagar por atualizações precisará instalar o “Windows XP Mode”, e ter todo o trabalho de “se virar” para ter as coisas rodando. Também como disse antes, teremos que jogar fora muito hardware funcionando em perfeito estado de uso, pois faltam drivers e ao que tudo indica, não irão atualizar os drivers para estes dispositivos mais antigos. E por aí vai.

               Internamente, está tudo travado. Todas as pastas de sistemas precisam de permissão para serem “Mexidas”, algumas então, eu não consegui mexer, eu, que sou o “dono” do computador e do sistema em si, e com todas as devidas permissões habilitadas. Vou rir quando aparecer algum vírus que venha a infectar o Windows de algum amigo, e este vier me pedir para retirar…. A solução será “Simples”: O micro terá que ser FORMATADO,  e eu sem poder dizer nada, apenas um “somente lamento”. Isso é impossível? Não. A questão é que eu sei que se um programa ganha acesso de administrador, ele passa a poder fazer o que eu não posso fazer como usuário, e aí é que entra a questão: Mais cedo ou mais tarde, vai aparecer tal vírus infectando tudo e eu sem acesso a tais pastas, e será um caos. Eu não mais terei condições de excluir o vírus como faço hoje, “na marra”, via linha de comando.  Pois bem, que assim seja.

                     Eu acredito que quando as pessoas que estão vendo a “beleza” da nova interface gráfica, começar a perceber as desvantagens e os problemas causados por estas novas mudanças de regras, elas irão começar a se questionar se foram tão boas assim as mudanças,  mas será meio tarde demais.

                   E o Linux, morreu? Foi enterrado? Hum… olha, me desculpem os que afirmam isso: Eu discordo. O Linux pode até ser “difícil” de se mexer, mas ele é assim porque nunca gastamos tempo para entendê-lo. Ele está aí, compatível com tudo o que foi desenvolvido para ele até hoje, independente da atualização que receba, e livre.  Quando as pessoas perceberem que o “belo” sistema operacional que adquiriram possui restrições de uso, que todos os arquivos que ela possui guardados no seu PC estão sob proteções tão rigorosas que se ela eventualmente tiver que ter acesso a tais dados após algum problema, terão que pagar caro a algum especialista para ter acesso, elas sentirão saudades do seu Windows  XP ou outro sistema que por ventura usem.

                   Acho que sei porque o Bill Gates deixou o controle da Microsoft… Ele deve ter percebido que a empresa que ele havia fundado já não tinha mais compromisso com “compatibilidade”. Ela tinha outros objetivos além de ser uma empresa de software: Ser uma empresa que “ganha muito dinheiro”.  Pois pagar R$ 700,00 por uma cópia de um sistema mais funcional (porque a as versões básicas são uma piada), é pra só para quem pode pagar muito dinheiro mesmo. E tudo bem, se é para custa este valor, que venha 100% compatível com o que eu tenho!

                E finalmente:  Será que um dia teremos realmente um sistema operacional que proporcione produtividade PARA TODOS OS GOSTOS? Para mim, beleza não produz. Respeito quem quer beleza, é um direito, e acho bacana esta nova versão do OS ter agradado a muitos . Mas na minha opinião controversa, muito do que o Windows adquiriu serviu mais para floreamento do que para produtividade, e para nos fazer gastar mais um pouco, alem de perdermos tempo reaprendendo tudo. Talvez eu mude de idéia em relação a isso, e posto aqui, caso eu mude. E é claro que a medida que as atualizações dos programas que mais usamos vierem a ser disponibilizadas, e aos poucos elas foram sendo incrementados a custos de muitos “R$”, e a medida que não tiver mais jeito de não mudar, todos mudarão. Para mim, a intenção da Microsoft com tudo isso é , entre outras coisas, barrar a Pirataria. OK, Eles estão certos, e estão se dando muito bem. Mas quem anda certo e em dia com a Microsoft  está sendo penalizado, é só isso que eu tenho a dizer. Só depois não se assustem se as pessoas que realmente pagam começarem a instalar Linux e começarem a “gostar” desta nova experiência. Não reclamem, Microsoft…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: