Sua caixa de som é realmente Stereo?

                     Recentemente, ao dar inicio ao uso de um novo computador (o mesmo dos posts anteriores), eu fiz um procedimento padrão quando inicio o uso de um novo sistema: Configurei o computador da minha forma, apliquei as instalações e atualizações necessárias, e por fim, fiz os testes de “performance”, para saber do que o novo computador em uso é capaz de fazer. Pois bem, eis que em um dos testes – o teste de qualidade de áudio das caixas – me deparei com uma surpresa: O som, apesar de ser de alta fidelidade, saía igual em ambas as caixas! Antes que alguém diga “Tah, mas e daí, o que há de errado nisso?”, eu explico: Quando um audio é gravado no formato Stereo, isso quer dizer que existem dois canais de audio, um direito e um esquerdo. Normalmente alguns instrumentos são reproduzidos no lado esquerdo e outros são reproduzidos no lado direito, dando a impressão de estarmos no meio da banda, no caso de música.  Bom, para quem não liga para isso, ou só usa som no computador para falar no MSN ou Skype, isso não faz quase nenhuma diferença, eu diria até que não faz a mínima diferença, pois o audio do microfone é por natureza, monofônico. Mas para quem gosta de ouvir música no computador ou mesmo gosta de jogar jogos, principalmente os títulos mais novos, isso faz toda a diferença. E no mais, os audios dos novos sistemas operacionais, como os do Windows Seven, são todos Stereofônicos, portanto, não faz sentido estar com um novo PC, com um equipamento e um sistema operacional de ponta e com uma caixa de som monofônica.

Como testar se minha caixa de som é Stereo ou Mono?

Simples:

1) Baixe e reproduza o arquivo de áudio no formato Mp3 “Esquerdo Direito.mp3” em seu computador (está no rapidshare e vai durar 10 downloads ou 60 dias. Como foi postado dia 26-09-2010, se você não conseguir baixar, me peça que eu te envio ou posto de novo).

http://rapidshare.com/files/421434103/Esquerdo_Direito.mp3

MD5 do arquivo: 0D6F98972135EE2D452F1DE32290E9CE

2) Se estiver tudo OK, deverá sair o som “Esquerdo” somente na caixa esquerda, e o som “Direito” somente na caixa direita, e isso indicará que suas caixas estão boas. Se o som esquerdo sair na caixa direita, e vice-verso, basta trocar as caixas de lado.

3)  Se cada uma das palavras saírem nas duas caixas ao mesmo tempo, isso quer dizer que as suas caixas, apesar de possuirem 2 auto-falantes, é Monofônica, com canal mixado.

4) Se sair apenas o som “Esquerdo” ou somente o som  “Direito” nas duas caixas, quer dizer que somente um canal de áudio está ligado nas caixas.

5) Se sair apenas Esquerdo em uma das caixas, e nada na outra ou Direito em uma das caixas, e nada na outra, quer dizer que suas caixas de som possui algum problema nos fios ou no circuito, ou no auto-falante.

                Se a sua caixa de som apresentou problemas, o ideal é entrar em contato com quem vendeu, explicando exatamente o detalhe. É possível que ele se “recuse” a trocar ou a devolver o dinheiro, pois talvez ele  nem saiba do que se trata o problema. Eu já tive 3 casos diferentes de caixas para resolver com este problema: No primeiro caso, o circuito amplificador da placa eletrônica era mono, tive que “jogar fora” o circuito, aproveitando alguns componentes e montar outro no lugar, só que agora, Stereo, e aí tudo funcionou. No segundo caso, a placa eletrônica estava montada com um circuito Mono, mas o componente amplificador era Stereo, bastou montar o restante dos componentes do outro canal e ela virou uma caixa de som stereo. No terceiro caso, a placa eletrônica interna estava perfeita, bastou apenas trocar o cabo de entrada de som de Mono para Stereo.

               De tudo isso, para mim, fica a tristeza de saber que a falta de conhecimento dos usuários fazem com que as empresas acabem fazendo este tipo de coisa. E o pior: Dentro das empresas, a maior parte das pessoas também não detém o conhecimento necessário para identificar o problema, e com isso, quando algum funcionário inescrupuloso quer “crescer” , propondo que encontrou uma forma de “economizar” na montagem do equipamento, sua opinião é aceita, por quem tem o poder de decisão mas não detém o devido conhecimento técnico, daí, o erro vai se extendendo na tal da “cadeia produtiva”, ficando por isso mesmo. É triste isso, mas acontece em empresas que até são decentes.

10 Respostas to “Sua caixa de som é realmente Stereo?”

  1. Alan Hsu Says:

    Olá Cleber, muito bom o seu artigo sobre caixa estéreo. Gostaria que me enviasse o arquivo de teste em mp3, pois eu não consegui baixar no rapidshare.

    Grande abraço.

  2. clebermag Says:

    Enviado ao seu email

    Clebermag

    • Eriton Says:

      Olá Cleber. Será que você ainda tem o arquivo “Esquerdo_direito.mp3” ? Gostaria que me enviasse, não consegui achá-lo mais na net.
      Desde já agradeço.

  3. Ironzito Says:

    cleber tbm gostaria que você me enviasse *-*, seu post e perfeito so falta ter o arquivo mp3

  4. Murilo Cavaggioni Says:

    Me envia tambem por favor? Obrigado =)

  5. João Victor Schultz Says:

    Tambem preciso do som que eu nao consegui baixar flw!!! muito bom post.

  6. clebermag Says:

    Pessoal, eu não tenho mais o audio, mas vou providenciar, colocar no meu canal no Youtube e postar aqui, aguardem!

  7. Leandro Says:

    Parabéns Cleber, achei interessante. Fui pesquisar pelo som estéreo e o seu veio como primeiro na lista. Por acaso. Um abraço!

  8. José Says:

    Não consegui baixa o CD de testes de caixas acústicas vc pode manda pelo meu Imeio?

  9. José Says:

    Olá amigo vc poderia manda para mim esse arquivo de teste de caixas esquerda e direita.fico muito agradecido meu Imeio e miltonsilvachaves@gmail.com
    Obrigado pela atenção

Deixe um comentário

