Antivirus: Esse mal necessário

Hoje, ao ligar o computador, meu antivirus (o AVG) me lembrava que a licensa havia expirado. Paralelamente a isso, recebí uma mensagem de “computador sem memória disponível”, aliado a uma lentidão sem sentido. Como o antivirus estava desatualizado, decidi simplesmente desinstala-lo, uma vez que todos os “autoruns” e processos automáticos estão desabilitados no meu Pc, e todas as atualizações críticas estão instaladas. O que percebí é que a máquina, que estava “lenta”, de uma hora para outra recuperou todo o vigor de quando eu a tinha adquirido. Me fica a pergunta: Todo este automatismo dos computadores, com softwares se atualizando sem nos perguntar, com conteúdos sendo executados automaticamente, será que não há um exagero? Aliás, eu afirmo: Há sim um exagero. Não estou falando que não deva haver automatismos nos sistemas operacionais, pois eles tem a sua utilidade. Mas o controle destes automatismos devem ficar sempre nas mãos do operador. Não há justificativas para os applets e plugins dos browsers terem “furos”, simplesmente porque a execução dos mesmos deveriam ser sempre vinculados a uma habilitação por parte do usuário.

Sinceramente, não sei quanto tempo ficarei sem antivirus instalado no PC. Mas honestamente, devo dizer que antivirus é um tipo de software que se pensarmos bem a fundo, não faz sentido existir, uma vez que se existe furos no sistema operacional, eles devem ser corrigidos, e se algo tenta acessar dados do meu PC, eu tenho que sim ser questionado a dar ou não a autorização para tal. Antivirus não deveria ser uma ferramenta de scan de PC, e simplesmente uma ferramenta al qual eu submeteria meus arquivos suspeitos. E usuários de MAC: Não se iludam, vocês estão ficando tão vulneráveis  ou mais quanto os usuários de PC em relação a virus, já que justamente o mito de que MAC não pega virus e o fato de que usuário de MAC normalmente apenas usa o PC, sem saber como configurar, fazem com que vocês abram e m,antenham abertas as portas para os virus.

Sonho com um dia poder usar o PC sem me preocupar com antivirus…

Deixe um comentário

