O PC (com Windows) está morrendo? Talves… Mas existem pontos a se destacar

     Normalmente, quando leio artigos sobre o “Fim de PCs”, vejo que normalmente se esquecem da real utilidade do PC. Eu amo o PC, porque eles podem fazer todas as coisas que outras máquinas fazem. Sendo assim, recentement, eu comprei um Netbook com o Windows 7 instalado, e depois de configurá-lo para se parecer com o XP (é difícil mas não impossível, veja em posts passados), estou feliz porque eu posso fazer todas as coisas que eu gosto de fazer em um PC neste computador de baixo peso. Eu trabalho, eu assisto filmes (tanto do youtube quanto de meus filmes wmf/avi já gravados), eu gerencio minhas fotos / imagens, eu escuto minhas músicas, eu falo com meus pais e familiares na internet (envio e-mails, mensagens e muitas outras coisas), eu navego pela Internet inteira, eu posso editar filmes caseiros da minha câmera, faço programas para PCs, faço os documentos e trabalhos de escola… Mas, a coisa mais interessante é que cada tarefa mencionada aqui pode ser feita até mesmo em um PC mais antigo (desde que o usuário saiba como fazer e tenha algum tempo para esperar as tarefas sejam feitas).

        Para mim, o maior erro que a Microsoft fez é a de não apoiar PCs mais antigos, já que muitas pessoas não tem dinheiro (e nem pretendem gastar com isso) para comprar novos computadores a cada 4 anos (ou 8 anos, no caso), porque normalmente computadores antigos podem fazer um monte de coisas que os novos computadores fazem. Eu sei que eu sou um grão de areia no mar, mas eu tenho muitos amigos que me chamam para reparar seus computadores, e normalmente vejo que o PC está OK, e algumas poucas otimizações são suficientes para tornar o computador mais rápido novamente, satisfazendo o usuário. Quando Alguém então me pergunta sobre atualizar seus computadores, tenho que dizer que não dá, pois desde que a Microsoft mudou a maneira como os drivers são instalados, muitas placas, scanners e etc foram literalmente obsoletados, e se a pessoa os tem funcionando no Windows XP eu não posso recomendar comprar um Windows seven (um bom substituto para o Windows XP), porque muitas placas de vídeo boa (mesmo boas placas 3D), placas de som e adaptadores de rede (incluindo bons adaptadores sem fio) não terão drivers para o Windows seven. Se a microsoft, ao invés de ter disponibilizado o Windows 7 starter, uma versão “limitada” do windows seven, tivesse uma versão do Windows Sevem lite, com as mesmas características (e compatibilidade) com o Windows XP, mas mais leve em relação ao Windows Seven professional, muita gente que eu conheço (incluindo eu) o teria comprado/preferido ao invés do Windows Seven professional, pesado como ele ainda o é.

      Eu preciso escrever que  a característica mais importante do Windows,  que fazia ele ser vendável e usável era a compatibilidade com dispositivos mais antigos e a  capacidade de ser instalado em qualquer computador, característica esta que foi perdida. No passado, quando os amigos me perguntavam sobre a atualização do Win98 para o XP, normalmente, era possível, e eu mencionava que ele é uma idéia muito boa, visto os benefícios de se ter um sistema operacional atualizado, mais seguro e estável, e com isso, eles compravam uma cópia do Windows XP. Hoje, quando me perguntam a mesma coisa tenho que dizer, na maioria dos casos, que é impossível devido à incompatibilidade de drivers e recursos mínimos. Então, eles preferem manter seus computadores como estão e apenas otimizar o sistema. Tenho lido alguns artigos que mencionam o Windows 7 versão com menos recursos para executar em um sistema limitado e para trocar o Windows XP, mas eu nunca vi nada na prática. Só pra constar, na prática, com windows, sempre funcionou assim: O sujeito tem um PC, que roda uma versão antiga do Windows, a microsoft lança uma nova versão, que roda neste novo pc, a pessoa instala esta nova versão de Windows, aprende a mecher, e com o tempo, troca a máquina, mantendo o sistema operacional. Ao mecher nesta ordem, a microsoft perdeu campo para a Apple, uma vez que se a pessoa tem que comprar um PC novo, ela passa a poder escolher entre um OS e outro, ou até mesmo entre tablet, PC, netbook, afinal, já que tem que gastar com troca de hardware e software de uma vez, porque não rever os conceitos?

      Acho que talvez esta seja a razão que a Microsoft está perdendo mercado para a Apple.  A Apple vende hardware + software, já a Microsoft, só vende software, esta é a sua experiência, e eles estão tentando fazer uma coisa (incorporando PCs com o Windows pré-instalado) que não é a experiência da microsoft. E enquanto esta for a tendência, veremos o Windows XP (e mesmo a microsoft) aos poucos perdendo mercado para seus concorrentes, a Apple, o Google e tantos outros competidores por aí.

2 Respostas to “O PC (com Windows) está morrendo? Talves… Mas existem pontos a se destacar”

  1. floramar Says:

    Desde a saída de Bill Gates do controle da microsoft, ela vem perdendo campo para a Apple. A visão que Bill Gates tinha deste mundo é bem diferente das que os atuais administradores tem dos rumos da empresa. É bem provável que coisa similar ocorra com a Apple, no futuro.

    • clebermag Says:

      Você tem razão, e com a recente saída do Steve Jobs, teremos a oportunidade de ver o resultado disso. Infelismente, o mundo corporativo é “mecânico”, cheio de “procedimentos”, isso engessa a criatividade. Felizmente, essa é uma excelente oportunidade para os novos talentos desabrocharem.

Deixe um comentário

