Faça o Windows usar seu programa para abrir seu tipo de arquivo.

Quem é programador de PC (no caso, Windows) pode, de repente, precisar armazenar dados em arquivo. O mais comum é salvar os dados em um formato como .txt, .ini, .csv e por aí vai. Mas, quando desenvolvemos um formato proprietário de arquivo, que somente abrirá com meu executável, na hora de fazer o Windows abrir meu arquivo com meu programa, isso não vai ocorrer se você não criar a associação correta. Neste post vou descrever como fazer isso no registro do Windows de forma correta.
Vale lembrar que o que eu postarei aqui é para usuários com um mínimo de intimidade com programação e alterações de registro do Windows e que sabe usar o programa REGEDIT – a ferramenta de edição do registro do Windows:

1) No menu iniciar, abra o menu “executar” e digite “regedit.exe” (ou no Windows 10, simplesmente procure por “regedit”;
2) Abra a chave HKEY_CLASSES_ROOT e crie uma chave (pastinha) para a sua extensão personalizada (por exemplo, .tst);
3) Abra esta chave e escreva no nome “Padrão” o nome do seu Programa, por exemplo, “Meu Programa Teste.exe” (lembrando que este nome irá aparecer no meu de “Abrir com…” do Windows;
4) Feche esta chave e crie uma chave com o nome do seu programa, de preferência, exatamente a mesma usada acima, por exemplo, “Meu Programa Teste.exe”;
5) Abra esta chave e escreva no campo “Padrão” a descrição desta chave;
6) Crie uma chave de nome “DefaultIcon” dentro da chave com o nome do seu aplicativo, e dentro desta chave, altere o texto do campo “Padrão” com o caminho para o executável com ícone (por exemplo, “C:\meu_programa\Meu_programa_teste.exe”;
7) Crie uma chave de nome “Shell” na subpasta com o nome do seu aplicativo. Agora, vá para esta chave “Shell” do seu aplicativo, que está logo abaixo da “DefaultIcon”, e crie dentro dela a chave “Open”, e ainda, dentro da chave “Open”, crie a chave “Command”;
8) Abra esta chave, crie o parâmetro “DefaultValue” e escreva dentro do parâmentro “DefaultValue”  o caminho completo para seu executável, como por exemplo, “C:\meu_programa\Meu_programa_teste.exe”.
9) faça um Logof e um novo Login e Uolá! Seu arquivo personalizado será aberto com seu programa assim que clicar nele!

Dúvidas, comentários e se algo der errado no processo, deixe aqui embaixo seus comentários. 😉 (y)

Deixe um comentário