Windows Seven Starter: Limitar sim, mas até o papel de parede?

Tenho que postar aqui um dos maiores absurdos comerciais que eu já vi no mundo da microsoft.

Recentemente, adquiri um netbook Acer Aspire one com o Windows 7 Starter instalado. Eu, já de inicio, tinha ciência das limitações do mesmo, e sinceramente, com todas elas, o sistema me atende, afinal, a idéia é a de um computador compacto, portátil, extremamente leve e que rodasse programas windows. Tudo isso está atendido de forma satisfatória no windows 7 starter, e recomendo netbook para quem precisa de uma máquina leve, que atende a necessidade básica de ter um PC para fazer coisas de PC.

Mas…

Mas aí vem as limitações “absurdas” que a Microsoft resolveu impor ao Seven Starter:

  • Não exibe os recursos do Aero bar (o que pra mim era uma frescuragem mesmo, não fez falta nenhuma);
  • Não alterna entre usuários sem fazer logoff, ou seja, para trocar de usuários, tem que fazer logoff  (bom, só eu mesmo uso o netbook, ok, sem problema);
  • Suporte à multi-monitores (apesar de ser realmente útil, sem problema, vivo bem sem);
  • Sem suporte a reprodução de DVD (ok, nem Driver de DVD ele tem, sem problema);
  • Sem suporte de domínio para usuários corporativos (ok, nenhuma falta até agora, considerando o meu uso);
  • Sem suporte ao XP mode (considerando que só a versão professional e a ultimate tem tal suporte, era esperado que a versão starter não tivesse suporte, o que faz falta, mas dá pra ir levando…);
  • Sem suporte a streaming de áudio e vídeo de outro PC (também não uso isso);
  • Sem suporte à exibição das miniaturas dos ícones (êêê…. Começou…)
  • Sem opção de alterar a imagem do desktop (Agora sim apelou!).

 Estes dois últimos recursos não presentes no Windows Seven Starter, chegam a ser absurdos! Eu explico:

  • O suporte à alteração da imagem do fundo de tela vem desde o Windows 3.11, e este recurso não suga 0,01% de performance da máquina, e nem é nada assim que, possamos dizer “é um item que exigiu um trabalho árduo de software”. Não permitir trocar o papel de parede do windows seven starter é a mesma coisa que falar que a versão básica de um carro vai ter uma tinta que impede você de colocar etiquetas adesivas em seu carro. Simplesmente não faz sentido (uma boa sugestão para o Felipe Neto fazer um vídeo, por sinal).
  • O suporte à miniaturas de imagens vem desde o Windows 98, não ter ela no seven starter também tem o mesmo teor do comentário acima, ou seja, é um extremo absurdo. E sendo assim, porque então ter visualização de ícones extra-grandes no Explorer do Windows 7 Starter?

Eu tenho visto alguns vídeos no Youtube, promovidos pela Apple, denominados Mac vs PC, onde o pessoal da Apple faz comparações e críticas ao PC, Windows e Microsoft, o que ainda vai render outro post, acredito eu. Mas uma coisa é verdade: Esse lado da Microsoft, de vender “software limitado” para reduzir custo, não existe. Gente, vamos deixar claro uma coisa: Toda empresa de programação vive de software, mas quando ela lança algo no mercado, ela já gastou com desenvolvimento, isso é fato! Então, pra quê lançar versões assim tão limitadas? Bota o preço normal do sistema operacional, disponibiliza a versão completa  e pronto! Depois eles perdem mercado para Mac e não entendem o porquê…

Provavelmente irei fazer um upgrade da versão do Windows de meu netbook assim que puder, ele merece fazer mais do que está sendo feito. Mas que a microsoft deu uma pisada na bola legal, ah, isso sim, e fica claro que é exatamente isso que ela queria que o usuário do Windows Starter fizesse.

No fim, acabei conseguindo uma forma alternativa de trocar o papel de parede usando um programa de terceitos, o Oceanis Change Background, que pode ser baixado AQUI, no Baixaki.

Imagem Padrão do Windows Seven Starter Edition. Ridícula, não?

2 Respostas to “Windows Seven Starter: Limitar sim, mas até o papel de parede?”

  1. Lucas Cruz Says:

    muito boa a coluna meu amigo… gostei… tambem penso assim

Deixe um comentário